quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Município está vacinando contra Hepatite A

O Programa Nacional de Imunizações está ampliando o calendário de vacinação com a introdução da vacina da hepatite A. Conforme informações da equipe da Secretaria de Saúde de São Francisco de Assis, a vacina ajuda a prevenir a infecção do fígado causada pelo vírus da hepatite A. Crianças de 12 meses até menores de dois anos (01 ano, 11 meses e 29 dias) devem receber uma dose da vacina.
A vacina está sendo disponibilizada em todas as salas de vacinas do município no horário das 08h30 as 11h30 e 13h30 as 16h30.
Na foto, a enfermeira Daniela Lunardi, responsável pelo programa no município realiza a entrega das vacinas para Vivian Soares, enfermeira coordenadora da ESF João de Deus.

Saiba mais sobre a Hepatite A:
Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.
Esse vírus pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos. Ele é também extremamente resistente à degradação provocada por mudanças ambientais, o que facilita sua disseminação, e chega a resistir durante anos a temperaturas de até 20ºC negativos.
A incidência da hepatite A é maior nos locais em que o saneamento básico é deficiente ou não existe. Uma vez infectada, a pessoa desenvolve imunidade contra VHA por toda a vida.
Diagnóstico
Além de levar em conta os sintomas, o diagnóstico da hepatite A é feito por meio da detecção de anticorpos contra o vírus VHA no sangue ou pela presença de seus fragmentos nas fezes.
Sintomas
A hepatite A pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus.
Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas e urina com cor semelhante à da coca-cola são outros sinais possíveis da enfermidade.
No entanto, muitas vezes, os sintomas são tão vagos que podem ser confundidos com os de uma virose qualquer. O paciente continua levando vida normal e nem percebe que teve hepatite A.


Nenhum comentário:

Postar um comentário