sábado, 31 de maio de 2014

NASF fortalece ações de Saúde

Em São Francisco de Assis, a equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família é formada pelos profissionais Ana Taíse Hatschbach (Nutricionista), Aline (Psicóloga), Carlos José Martins (Educador Físico) – uma equipe multiprofissional que atua de forma integrada, apoiando os demais profissionais das equipes de Saúde da Família e da Atenção Básica, constituindo-se em suporte especializado, desenvolvendo suas atividades de forma compartilhada e colaborativa nas dimensões clínico-assistencial e técnico-pedagógica. Os profissionais utilizam-se do próprio espaço das unidades de saúde para realizar seu trabalho, atuando a partir das demandas identificadas com as equipes. O Nasf, que está sempre disponível para dar apoio e auxílio permanente, pode agir em qualquer momento do ciclo de vida das pessoas, sempre considerando a realidade epidemiológica, cultural, socioeconômica da população e, especialmente, o planejamento conjunto com as equipes que apoiam.


O secretário de Saúde, Herton Couceiro se reuniu por duas vezes nesta semana com a equipe do Nasf a fim de fazer um levantamento de dados do trabalho realizado, os programas, os recursos e os projetos que estão por acontecer, tendo manifestado a vontade de transformar a UBS Central em Estratégia Saúde da Família (ESF), algo que vinha sendo planejado pela equipe de profissionais e que poderá melhorar a qualidade do atendimento e ampliar a rede de cobertura do programa.

Reuniões visam novo planejamento da Saúde

Nesta última semana, o secretário de Saúde do município, Herton Couceiro esteve reunido com vários profissionais e coordenadores de diversos programas na área da Saúde a fim de discutir as ações realizadas para elaboração de um diagnóstico para posterior planejamento de novas ações. Além de reuniões com os coordenadores de unidades de saúde, aconteceram reuniões com a equipe do PIM – Programa Primeira Infância Melhor, com a equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com os servidores da Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária, ESF João XXIII e equipe que trabalha diretamente na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme o secretário, estas reuniões têm orientado para a necessidade do bom atendimento à população que necessita dos serviços e tem por objetivo avaliar o trabalho realizado para que novas ações possam acontecer. 

Na próxima semana, acontecerão reuniões de trabalho como estas nas outras unidades de saúde como Centro Materno Infantil, ESF João de Deus, ESF Italiano, ESF Cohab, UBS Central e Academia Popular.
É objetivo da secretaria de Saúde fortalecer as ações da Saúde da Família e da rede de Atenção Básica.

Município vai ser tornar referência em audiologia


São Francisco de Assis está por se tornar referência em serviços de audiologia para a região. A informação é do secretário de Saúde do município, Herton Couceiro, que participou recentemente com a fonoaudióloga Vanessa Araújo de reunião agendada com a equipe de profissionais do CEREST a fim de garantir a instalação de equipamentos no município. Já estava definida anteriormente, a vinda de um audiômetro – aparelho que avalia o nível de audição, cujo projeto está em andamento e será instalado em breve. Mas após a reunião realizada em Jaguari, o novo secretário encaminhou nova solicitação ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador solicitando um Imitanciômetro, utilizado para avaliar condutância sonora, estruturas, nervo auditivo e tronco cerebral.
Os aparelhos serão instalados na saúde municipal e além de atender pacientes de São Francisco de Assis, os serviços também atenderão as demandas de Unistalda, Itacurubi e Capão do Cipó.

Administração deu posse ao novo secretário

Em ato que ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Assis, a Administração Municipal deu posse ao novo titular da pasta na quinta-feira, dia 14 de maio de 2014, apresentando-o aos servidores. O novo secretário é Herton Couceiro, ex-diretor de Cultura do município que traz na bagagem experiências adquiridas na gestão pública desde o ano de 2006, tendo exercido outras funções como assessor de comunicação social e tendo respondido interinamente pela pasta de Turismo e Desporto.
O nome de Herton Couceiro foi indicado pelo vice-prefeito Ademar Frescura que frisou que acredita no potencial e no trabalho que irá realizar, observando que uma das qualidades do novo gestor é a sensibilidade e humanidade que poderá nortear muitas das ações da secretaria refletindo na atenção à comunidade.
O prefeito Horácio Brasil, que aprovou a indicação também ressaltou que a experiência adquirida em outros setores, fará toda diferença na Saúde, pois conhece a dedicação do novo secretário. O secretário Paulo Gioda, de Administração e Planejamento, presente no ato, salientou que o conhece a muito tempo e sabe de sua competência e dinamismo para fazer a gestão de uma das mais importantes pastas do município.
O novo gestor da Saúde falou que se sente preparado para assumir a responsabilidade, mesmo que a decisão não tenha sido nada fácil até aceitar ao convite, destacando que por conhecer a equipe de profissionais e servidores da Saúde e saber do quanto são competentes, isso tem sido um dos principais fatores que o motivaram a encarar o desafio.

Vice-prefeito Ademar Frescura, novo secretário Herton Couceiro,
prefeito Horácio Brasil e secretário Paulo Gioda
Servidores da SMS, novo diretor de Cultura Valdevi Maciel e
secretário de Indústria e Comércio Pedro Paulo da Silva