quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Município poderá ampliar atendimento a saúde.

Na quarta feira (13), o prefeito de São Francisco de Assis, Horácio Brasil, se reuniu com o secretário municipal de Saúde Herton Couceiro, secretário municipal de Administração Paulo Gioda, e a diretora do hospital Santo Antônio, Maria Jaci Vila Nova Bitencourt, a fim de tratar sobre a possibilidade de ampliação do atendimento médico nas unidades de saúde, devido ao acúmulo de pessoas que procuram  o plantão do hospital para atendimento fora do horário. Conforme o prefeito existe a possibilidade e sugeriu ao secretário de saúde que busque a viabilidade. Por sua vez, o secretário Herton Couceiro observou que o mais viável seria a extensão dos horários de atendimentos na UBS Central, mas que ainda precisa prever os recursos para a efetivação do serviço.
A diretora do hospital Santo Antônio, Maria Jaci Bitencourt também se direcionou ao executivo municipal com o intuito de ampliar os valores contratados com o hospital para que haja a possibilidade de contratar um técnico de segurança do trabalho, exigido pela legislação vigente, para o qual pedido, o prefeito se colocou a disposição para colaborar após análise do departamento jurídico.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ PMSFA
Foto: Adriano Funck/PMSFA

sábado, 2 de agosto de 2014

“Circuito Saúde” começa em agosto

Está marcada para o dia 29 de agosto de 2014, a primeira edição do evento “Circuito Saúde” que vai levar serviços de orientação e prevenção à saúde para todos os bairros da cidade de forma descentralizada através de toda equipe da secretaria. Os bairros Vila Nova e Assis Brasil serão os primeiros beneficiados e a organização do evento está sob a coordenação do ESF Cohab.
O projeto CIRCUITO SAÚDE é uma proposta que visa o trabalho integrado na descoberta que “Saúde” se tem com participação de todos, garantindo uma efetiva aprendizagem capaz de transformar atitudes e hábitos para melhor qualidade de vida. “A educação e a orientação em Saúde contribuem para elevarmos os níveis de saúde na coletividade. Transmitir informações não basta, é necessário um conjunto de ações para buscarmos uma vida mais saudável”, afirma o secretário Herton Couceiro.

Principais serviços: Unidade Móvel de Saúde, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, distribuição de material educativo/informativo, palestras, saúde bucal, saúde da mulher, do idoso, da criança e do adolescente, saúde mental, Cartão SUS, Vigilância Ambiental e Sanitária, Academia Popular com atividades coletivas e práticas esportivas e apresentações artísticas e culturais.

Calendário do Circuito Saúde:

Data
Bairros Beneficiados
Local previsto
29 de agosto
ESF COHAB
Bairros Vila Nova/ Assis Brasil
Assoc. Mor. Vila Nova
26 de setembro
UBS CENTRAL/CAPS
Centro
Praça Independência
17 de outubro
ESF JOÃO DE DEUS/ CMI
Bairros Getúlio Vargas/ João de Deus
Centro Com. Getúlio Vargas
07 de novembro
ESF JOÃO XXIII
Bairros João XXIII/ Ari Lopes
Escola Mun. Clotário Fouchard
29 de novembro
ESF ITALIANO
Bairros Santo Antônio/ Italiano/ Mandarino
Praça Bairro Italiano

Município realiza programa “Saúde na Escola”


O município de São Francisco de Assis através da secretaria de Saúde realiza em parceria com as escolas municipais e unidades de saúde, o programa Saúde na Escola – PSE. As atividades são coordenadas pela enfermeira Vivian Soares e integra outros profissionais de unidades de saúde e equipe do NASF.
O programa contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

As ações realizadas reúnem diversos profissionais do quadro da Secretaria Municipal da Saúde e mobiliza alunos da rede pública de ensino.