segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia 22 de outubro: Dia do Desafio Solidário


ESF João de Deus realiza Grupo "Saúde do Homem"


Com o objetivo de trabalhar a prevenção de doenças e a orientação em saúde, profissionais das equipes das unidades de saúde do município realizam os trabalhos de grupos transversais para fortalecer ações. Exemplo disso é o grupo "Saúde do Homem" realizado pela ESF João de Deus que nesta semana, através do trabalho do médico Rodrigo Simas e de agentes comunitários de saúde, abordaram as doenças de próstata: sintomas, modos de prevenção e tratamento.
Os encontros são realizados pela equipe na Capela Nossa Senhora Aparecida, do bairro João de Deus.



Comunicado

COMUNICADO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE:

- Devido à tempestade da noite passada que ocasionou a falta de energia elétrica por longas horas, informamos que por motivos de segurança, a vacinação (todas) estão provisoriamente suspensas nas unidades de saúde do nosso município.
Ressaltamos ainda que estamos notificando a 4ª CRS sobre o ocorrido e aguardaremos a manifestação da Coordenadoria e substituição das vacinas para restabelecermos a prestação do serviço, que é indispensável para população.



Atenciosamente,

Herton Couceiro - Secretário de Saúde de São Fco. Assis/RS.

sábado, 18 de outubro de 2014

Município propõe ação para inovar na gestão da saúde


A partir de reuniões com as equipes de trabalho e profissionais da Secretaria de Saúde de São Francisco de Assis, o secretário Herton Couceiro detectou que há uma necessidade de inovar ainda mais na gestão da saúde municipal a fim de garantir melhores resultados para todos, onde se inclui profissionais e comunidade atendida.
Na semana anterior, o prefeito Horácio Brasil, que aprovou o novo projeto, participou de uma reunião na secretaria de Saúde onde foi apresentado uma proposta de implementação de uma nova ferramenta de gestão que já é modelo em outros municípios, que poderá utilizar os dados do E-SUS - que está sendo inserido nas ESFs e, através de indicadores e acompanhamento do trabalho, gerar novas ações a fim de garantir melhor acompanhamento de cada procedimento realizado, de repasses realizados pelo Estado e União e implantar novas políticas públicas conforme a demanda dos próprios usuários do SUS.

A referida proposta representa inovação, pois unirá num mesmo sistema a gestão dos serviços, desde o acolhimento até a regulação de serviços especializados, a dispensação de medicamentos pela Farmácia Básica e o monitoramento das imunizações, indicadores epidemiológicos e financeiros.

“Caminhada orientada” é uma prática de Saúde no município

Com o objetivo de promover a prática de atividade física, principalmente a caminhada moderada e regular que trás inúmeros benefícios à saúde física e emocional, as equipes de Estratégia Saúde da Família vem realizando as caminhadas orientadas por profissionais. Conforme a agente comunitária de Saúde, Caren Cibeli da ESF Cohab, os relatos dos participantes quanto aos benefícios, destacam-se por afirmarem ter maior disposição no dia a dia, melhor controle das taxas de colesterol e diabetes, melhora da resistência física e respiração, controle do peso e da pressão arterial. Além disso, as caminhadas são momentos que possibilitam fazer novas amizades, diminuir o estresse e ansiedade.
As caminhadas orientadas são realizadas nas segundas-feiras às 8h00 na ESF Cohab, com a Profª; Carem e nas quartas e sextas-feiras às 9h00 com o professor Carlos José Martins, coordenador da Academia Popular.
Nas segundas-feiras é realizada a verificação da pressão arterial e HGT, antes da caminhada.
Nas quartas e sextas todos deverão ir direto ao Estádio Municipal, onde a caminhada é realizada juntamente com os usuários da ESF João XXIII.





Agentes comemoram a conquista do piso nacional. Prefeito sancionou a lei


O município de São Francisco de Assis vai passar a cumprir o pagamento integral do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (vigilância ambiental) prevista em lei. Após reunião da equipe com o secretário de Saúde, Herton Couceiro, a administração municipal encaminhou projeto de lei para Câmara de Vereadores, onde foi aprovada na segunda-feira (13).
Nesta semana o prefeito Horácio Brasil, que neste ano também garantiu o repasse de 5% do IPE aos servidores, sancionou a lei, garantindo os direitos destes profissionais da saúde que atuam na atenção básica municipal.

Saúde realiza atividades com Grupo de Artesãs. Projeto é desenvolvido na ESF Cohab

A secretaria de Saúde de São Francisco de Assis tem implementado ações que visam o fortalecimento da Atenção Básica com o objetivo de melhorar os indicadores de saúde no município. Exemplo disso é o grupo de artesãs “Arte e Criações” que surgiu com a finalidade de criar hábitos saudáveis, melhorar a qualidade de vida, desenvolver trabalhos que proporcionam satisfação e promover uma ocupação prazerosa entre as mulheres da comunidade, participando ativamente de oficinas de artesanato e rodas de conversa, melhorando consideravelmente a autoestima e se tornando até mesmo, uma possibilidade de melhorar a renda familiar.

Os encontros quinzenais são planejados pela equipe da ESF Cohab e além do artesanato, o grupo recebe orientações em saúde nas áreas de psicologia, nutrição, educação física, dentre outras.



Município está realizando o Outubro Rosa

A secretaria de Saúde de São Francisco de Assis juntamente com a Liga Feminina de Combate ao Câncer preparou uma série de atividades alusivas à programação do Outubro Rosa 2014 – mês em que as ações de prevenção ao câncer de mama são evidenciadas.
Conforme o secretário Herton Couceiro, as aquipes de profissionais das unidades de saúde, ESFs, UBS, NASF, Centro Materno Infantil, CAPS Nova Vida e Academia Popular estão envolvidas na organização das ações e trabalhando diretamente com a população assisense.

Durante todo o mês haverá ciclo de exibição de vídeos educativos nas unidades de saúde sobre a importância do autoexame. Nos grupos de ESFs haverá campanhas de diagnóstico precoce. Nos dias 14, 21 e 28 acontece na praça Independência com a unidade móvel de saúde, os exames de mamas com a ginecologista Sandrea Gindri. No dia 22 será realizando o “Desafio Solidário”, onde cada um assisense é convidado a vestir um lenço, fotografar e publicar na “fan page” da Secretaria Municipal de Saúde e no dia 29 de outubro, a programação encerra com a Caminhada Rosa.

*** Equipes no clima do Outubro Rosa








Saúde realiza segunda dose contra HPV

As unidades de saúde de São Francisco de Assis realizaram recentemente a vacinação da segunda dose da vacina contra o vírus HPV. As ações foram realizadas em parceria com as escolas da rede pública de ensino, tanto da cidade, quanto do interior do município.

A vacina HPV (papiloma vírus humano) foi introduzida no calendário nacional de vacinação em março de 2014 como uma estratégia de saúde pública com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados oncogênicos pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e associados a neoplasias malignas do trato genital, enquanto os demais subtipos virais estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas.  
A população alvo da vacinação contra o HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade no ano da introdução da vacina (2014), na faixa etária de 9 a 11 anos no segundo ano de introdução da vacina (2015) e de 9 anos de idade do terceiro ano em diante (2016).


 

PIM com novos uniformes

  
Através de um repasse estadual, a equipe do Programa Primeira Infância Melhor – PIM de São Francisco de Assis, recebeu novos uniformes para desenvolver seu trabalho.
Na semana anterior, o secretário de Saúde do município, Herton Couceiro entregou o material à coordenadora Elen Patrícia para realizar a distribuição às demais visitadoras do programa. O material recebido é composto por abrigos, calças, jaquetas, camisetas e tênis.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Saúde convida para as atividades do Outubro Rosa


A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde de convida para as atividades do OUTUBRO ROSA 2014 – campanha contra o câncer de mama.
Exibição de vídeos sobre a importância do autoexame das mamas
Local: salas de espera das unidades de saúde, durante o mês de outubro.

Campanha do diagnóstico precoce do câncer de mama
Local: grupos realizados nas Estratégias Saúde da Família, durante o mês de outubro.

Exames de mamas
Serão realizados exames de mamas e orientações sobre autoexame na Unidade Móvel de Saúde através da equipe de profissionais do Centro Materno Infantil.
Dias 14, 21 e 28 de outubro. Horário: Das 10h00 às 12h00. Local: Praça Independência

Dia do Desafio Solidário
Dia 22 de outubro. Toda comunidade está convidada para o “Desafio Solidário” e se engajar na campanha demonstrando solidariedade, usando lenços na cabeça, registrando uma fotografia e publicar na linha do tempo no facebook e na Fan Page da Secretaria Municipal de Saúde (www.facebook.com/saudesfa). A ação tem o intuito de alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Caminhada Rosa”
Dia 29 de outubro. Equipes de Saúde, Liga Feminina de Combate ao Câncer, autoridades, escolas, associações, entidades, comércio e toda comunidade está convidada para a “Caminhada Rosa” com o objetivo de promover a conscientização junto à população.
Local de Concentração: Rua 13 de Janeiro, próximo ao Hospital Santo Antônio. Horário: 15h00.

Participe conosco das atividades do Outubro Rosa.