sábado, 1 de novembro de 2014

Agentes e técnicos participam de curso “Caminhos do Cuidado”

O município de São Francisco de Assis através da secretaria de Saúde promoveu durante cinco quintas-feiras, o curso “Caminhos do Cuidado”, destinado aos agentes comunitários de saúde e equipe técnica da secretaria com o objetivo de capacitar as equipes que atuam na atenção básica. O curso encerrou na quinta-feira (30), no Clube Assisense.
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) integra a comissão gestora local e tem papel importante na pactuação para a realização do projeto com os municípios.
O curso foi desenvolvido abordando a formação em saúde mental: crack, álcool e outras drogas.

O secretário Herton Couceiro destacou a importância do projeto em São Francisco de Assis: “Pretendemos continuar a busca por várias parcerias para disponibilizarmos capacitação e maior formação a toda equipe que atua para fortalecer nossa rede de atenção básica no município”.

Caminhada Rosa alertou para o diagnóstico precoce do câncer de mama



O município de São Francisco de Assis encerrou na quarta-feira (29), a programação alusiva ao Outubro Rosa 2014 com a participação de profissionais das secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e de Educação na Caminhada Rosa, realizada em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer. Usuários dos serviços de saúde e a comunidade em geral foram para as ruas com o intuito de alertar para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Logo após, a Paróquia São Francisco de Assis recebeu os participantes para a Missa da Saúde, celebrada pelo Padre Evandro, momento em que o secretário Herton Couceiro agradeceu a todos pela participação nas atividades e que permanecem por todo o ano trabalhando com a prevenção e a orientação à saúde.

Secretaria de Saúde vai vacinar contra pólio e sarampo


Foi lançada recentemente pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram recentemente de capacitação sobre as novas normas para vacinação infantil que ocorrerá no dia 08 de novembro, durante todo o dia, nas unidades de saúde da cidade.
Até dia 22 de novembro, as equipes da vigilância epidemiológica e profissionais da saúde percorrerão diversas localidades do interior do município para imunização. O público-alvo da vacina contra paralisia infantil é crianças de 6 meses até menores de 5 anos. Já da vacina contra sarampo crianças é de 1 ano a menores de 5 anos.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
Equipe prepara campanha de vacinação

Município organiza programa de qualidade da Vigilância em Saúde




O município de São Francisco de Assis encaminhou a adesão ao Programa de Qualidade das Ações da Vigilância em Saúde, cuja lei prevê a implementação. Nesta semana, o secretário de Saúde Herton Couceiro, em reunião com os servidores municipais que desempenham suas funções na Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental destacou que o programa visa o fortalecimento das ações e observou que as metas devem ser alcançadas a fim de melhorar a qualidade dos serviços, visto que já houve avaliação referente ao primeiro repasse de recursos que serão destinados aos servidores, assim que forem repassados pelo Ministério da Saúde. Além da Vigilância Sanitária e Ambiental será contemplado com a proposta do programa, a equipe que atua na Vigilância Epidemiológica.


Grupo “Adolescer” é mantido nas Estratégias de Saúde da Família


A secretaria de Saúde de São Francisco de Assis através das equipes de ESFs em parceria com escolas tem mantido em atividade, o grupo de trabalho que visa a promoção à saúde e a prevenção de agravos relacionados aos adolescentes – o Grupo Adolescer. Nos encontros são discutidos assuntos como saúde bucal, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis (DST), alimentação saudável, prevenção à violência, dentre outros.  São desenvolvidos grupos mensais nas escolas José Batista Pompeu, Coronel Pimba, Clotário Fouchard, Assis Brasil, Wilson Azambuja Vieira e Laerte Jobim.
Quem desejar participar, fique atento para os horários:
ESF JOÃO DE DEUS - EMEF José Batista Pompeu  - 2ª quarta-feira do mês - 10h30min
ESF JOÃO XXIII -  EMEF Clotário Fouchard  - 3ª sexta-feira do mês - 9h30min
ESF COHAB - EMEF Wilson Azambuja – 3ª quarta-feira do mês – 13h45min
                       - EMEF Coronel Pimba  - 3ª quarta-feira do mês – 10h30min

ESF ITALIANO -   EEEF Laerte Jobim  - 4ª sexta-feira do mês – 14h40min 

ESF João de Deus alertou para os cuidados com a higiene




No dia 21 de outubro, a Estratégia Saúde da Família – ESF João de Deus realizou atividades com o grupo “Criança Saudável”, cujo encontro reuniu profissionais e crianças abordando o tema “Higiene pessoal e alimentar”. Após a apresentação pessoal de cada integrante, foram desenvolvidas dinâmicas de grupo e apresentação de vídeos sobre higiene, encerrando com uma roda de conversa. Os grupos “Criança Saudável” são realizados em todas as ESFs da cidade.


Saúde realiza acompanhamento do “Criança Saudável”




A secretaria de Saúde de São Francisco de Assis através do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família está desenvolvendo junto às ESFs da cidade, os grupos “Criança Saudável” com o objetivo de acompanhar crianças com sobrepeso e obesidade identificados nas unidades de saúde. O trabalho é realizado em atendimento coletivo envolvendo equipe profissional de diferentes áreas, como: nutricionista, psicóloga e educador físico com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças e familiares.

Quem desejar participar basta procurar o acompanhamento nos seguintes dias e horários:
ESF COHAB (na própria ESF) - 1ª terça-feira – 9 horas;
ESF ITALIANO (na Serabi) -  2ª terça-feira do mês – 9 horas;
ESF JOÃO DE DEUS (na Capela N. Sra. Aparecida) - 3ª Terça-feira do mês– 9 horas;
ESF JOÃO XXIII (na ESF) -  4ª terça-feira do mês – 9 horas.



CAPS realiza assembleia dos usuários



Na quarta-feira, 29 de outubro, realizou-se nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial –CAPS Márcia Minussi, a segunda assembleia dos usuários, com o tema: Câncer de mama, referente ao mês de Outubro Rosa. Compareceram funcionários da instituição, usuários, familiares e as convidadas enfermeira Githania Severo e a auxiliar de saúde bucal Maristela de Oliveira, ambas da ESF Italiano que fizeram uma fala sobre o autoexame das mamas, e a importância de realizar o exame da mamografia, assim como o exame preventivo. Logo após foi exposto um vídeo informativo. No decorrer da assembleia surgiram alguns questionamentos/dúvidas que foram respondidas pelas palestrantes convidadas.