sábado, 24 de outubro de 2015

Um grande avanço: Consulta de Enfermagem será implantada no município

Reunião do CMS aconteceu na SERABI
Com o objetivo de tornar a Atenção Básica em Saúde ainda mais resolutiva no município de São Francisco de Assis, o secretário Herton Couceiro encaminhou ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) proposta para implantação de um novo serviço na saúde municipal: as consultas de enfermagem – autorizadas por portaria do Ministério da Saúde.
A reunião aconteceu no bairro Italiano com presença do presidente do CMS, João Daltro Monteiro, demais conselheiros e pessoas da comunidade, sendo que o referido projeto foi aprovado por unanimidade pelos presentes. Conforme o secretário Herton, a implantação acontecerá ainda no mês de outubro, pois a enfermeira coordenadora Daniela Lunardi participou recentemente de curso para realizar a capacitação dos demais profissionais nas unidades de saúde.
A consulta de enfermagem em ESF e UBS é uma atividade privativa e prestada pelo enfermeiro, na qual são identificados problemas de saúde e prescritas e implementadas medidas de enfermagem com o objetivo de promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do paciente.

Na mesma reunião, foi aprovada pelos conselheiros, a puericultura nas unidades de saúde – o acompanhamento de crianças de zero a 24 meses nas Estratégias Saúde da Família e UBS, intercalando com os atendimentos na pediatria no Centro Materno Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário