quarta-feira, 25 de junho de 2014

Secretário de Saúde participa de reunião na AMCENTRO


A Associação dos Municípios da Região Central – AMCENTRO reuniu os secretários municipais de saúde com o objetivo de tratar sobre diversos assuntos relacionados à gestão atual como o acesso ao Hospital Alcides Brum, em Santa Maria quanto à serviços, fluxos e internações. Na ocasião, os gestores definiram a criação de uma comissão de acompanhamento deste trabalho, ficando formada pelos secretários de São Francisco de Assis, Santa Maria, Ivorá e São Vicente do Sul. A equipe acompanhará o trabalho e deverá repassar as informações aos outros gestores na próxima reunião.
Também estava em pauta na reunião, o teto de alta e média complexidade via Secretaria Estadual de Saúde e a renovação de contratos com a Casa de Saúde de Santa Maria.

O secretário Herton Couceiro considerou a reunião muito produtiva, pois se definiu o posicionamento dos gestores a respeito dos referidos assuntos, possibilitando o acompanhamento das ações e esclarecendo sobre assuntos de interesse de usuários do SUS.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Vacinação contra gripe: Município atinge meta em grupos prioritários

Foto ilustrativa/internet
O município de São Francisco de Assis através da secretaria de Saúde realizou a campanha de vacinação contra a gripe que protege três subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e influenza B), priorizando os grupos de risco, cujo público-alvo são crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. 

Nesta semana, em reunião com o secretário Herton Couceiro, a enfermeira responsável pela campanha, Daniela Lunardi, apresentou os números, sendo que o resultado foi positivo, atingindo a meta proposta, vacinando 80,6%, sendo que a sobra de vacinas serão liberadas para a comunidade, referenciada nas unidades de saúde.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Grupo "Criança Saudável"

Aos pais que se preocupam com a saúde e a qualidade de vida dos seus filhos que estão com sobrepeso e obesidade, venham participar do grupo CRIANÇA SAUDÁVEL que ocorre junto as 4 Estratégias de Saúde da Família - ESF Cohab, ESF João de Deus, ESF João XXIII e ESF Italiano com apoio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Uma oferta de trabalho diferenciada com crianças de 6 a 11 anos sobre questões alimentares, a importância do brincar e dos exercícios físicos, além das relações familiares entre as crianças e seus responsáveis.
Os encontros são realizados uma vez por mês, sempre nas terças-feiras. Maiores informações junto a sua ESF de referência.
ESF Cohab – 1ª Terça-feira do mês, às 9 horas.
ESF Italiano – 2ª Terça-feira do mês, às 9 horas.
ESF João de Deus – 3ª Terça-feira do mês, às 10 horas.
ESF João XXIII – 4ª Terça-feira do mês, às 10 horas.




quarta-feira, 11 de junho de 2014

"Integra Saúde" reuniu os profissionais em confraternização



Nesta quarta-feira (11), a secretaria de Saúde de São Francisco de Assis realizou a primeira edição de um projeto que visa capacitar e motivar os profissionais - o "Integra Saúde".
O evento temático "Nosso Arraiá" aconteceu no CTG Negrinho do Pastoreio sob a coordenação do secretário Herton Couceiro e da nutricionista Andréia Santini, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, monitores, visitadoras, agentes de saúde, agentes de combate à endemias, administrativos, estagiários e demais servidores que estavam vestindo trajes típicos de festas juninas.
O prefeito Horácio Brasil e o vice-prefeito Ademar Frescura participaram do encontro destacando a importância desta integração no processo de valorização de cada profissional que faz a saúde acontecer, efetivamente.
Foram realizadas diversas atividades como brincadeiras, gincanas e danças, sendo oferecido um delicioso cardápio de doces e salgados, típicos "juninos", preparado pela própria equipe.
Segundo informações do secretário, as edições do "Integra Saúde" acontecerão a cada dois meses visando a capacitação e motivação de toda equipe que integra a saúde municipal.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Saúde estabelece novas ações para melhor atender cidade e interior

Na foto: Githânia (ESF Italiano), Juliane (UBS Central), Daniela Lunardi (ESF João de Deus)
Herton (sec. Saúde),  Márcia (ESF Cohab), Leise (CAPS) e Marcelo (ESF João XXIII

Com o objetivo de avaliar as ações e planejar outras a serem realizadas visando a promoção da Saúde, o secretário Herton Couceiro se reuniu com os coordenadores de unidades de saúde com a finalidade de repassar a pauta discutida na reunião da Comissão Intergestora Regional - CIR, elencar prioridades dos diversos programas e setores e deliberar sobre diversos assuntos visando melhorias na Saúde. Ficou definido que a partir de julho deste ano será realizado uma feira itinerante nos bairros da cidade visando orientação à Saúde que oferecerá serviços, como verificação de pressão, testes de glicose, cartão SUS e atividades culturais como apresentações de danças, teatro e música em parceria com o Departamento de Cultura.
Também foi anunciado pelo secretário que em breve será retomado o projeto "Saúde Rural" que leva serviços médicos, odontológicos e de enfermagem às comunidades do interior do município.

Encontro dos profissionais da Saúde do Município...


quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vice-prefeito Ademar Frescura visita Secretaria de Saúde

Na manhã de terça-feira (03), o vice-prefeito Ademar Frescura visitou a secretaria de Saúde de São Francisco de Assis com o objetivo de conferir o trabalho que vem sendo realizado. Na oportunidade foi recebido pelo secretário Herton Couceiro e pelo secretário adjunto João Paulo Fumaco, que passaram informações sobre ações e atividades que estão acontecendo e outras que estão sendo planejadas pela equipe.
O vice-prefeito reafirmou seu compromisso em colaborar para o bom andamento do trabalho.

“Mais Médicos” com mais duas profissionais atendendo

A secretaria de Saúde de São Francisco de Assis confirmou nesta semana que as médicas cubanas do programa Mais Médicos começaram a atender na Unidade Básica de Saúde. Com presença da nutricionista Andreia Santini, que presta assessoria ao programa de Saúde da Família, o secretário Herton Couceiro recepcionou as médicas Daili Ramirez San Miguel e Maria Rebeca Cosme desejando bom trabalho e colocando a secretaria à disposição para atender em suas prioridades a fim de garantir os atendimentos, tendo as encaminhado para prestar os serviços de atendimento médico à população assisense, referenciada na unidade.

Saúde: Agentes de Saúde do interior participam de reunião na secretaria

Conforme planejado, continuam acontecendo diversas reuniões da equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. Esta semana foi marcada por uma série de encontros a fim de discutir as políticas de saúde a exemplo da reunião realizada na segunda-feira (02) com os Agentes Comunitários de Saúde do interior do município, que apresentaram ao secretário Herton Couceiro, sua produção do trabalho mensal que acontece sob a coordenação da enfermeira Daniela Lunardi, assim como destacaram a região que atendem e as famílias que compõem suas microáreas de abrangência.