sábado, 18 de outubro de 2014

Saúde realiza segunda dose contra HPV

As unidades de saúde de São Francisco de Assis realizaram recentemente a vacinação da segunda dose da vacina contra o vírus HPV. As ações foram realizadas em parceria com as escolas da rede pública de ensino, tanto da cidade, quanto do interior do município.

A vacina HPV (papiloma vírus humano) foi introduzida no calendário nacional de vacinação em março de 2014 como uma estratégia de saúde pública com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados oncogênicos pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer e associados a neoplasias malignas do trato genital, enquanto os demais subtipos virais estão relacionados a verrugas genitais e cutâneas.  
A população alvo da vacinação contra o HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade no ano da introdução da vacina (2014), na faixa etária de 9 a 11 anos no segundo ano de introdução da vacina (2015) e de 9 anos de idade do terceiro ano em diante (2016).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário